Quinta-feira - Manaus - 24 de setembro de 2020 - 07:01

ESPORTES

Alemanha vence fora de casa e garante vaga na próxima Copa do Mundo

Seleção inglesa também se classificou para o Mundial do ano que vem, na Rússia. 

CAMILA PEREIRA

Publicado em 5 de outubro

Sandro Wagner marcou o segundo gol da Alemanha.

Foto: Paul Faith / AFP

Belfast (Irlanda do Norte) - Atual campeã do mundo, a Alemanha se classificou para o Mundial de 2018, nesta quinta-feira, depois de superar a Irlanda do Norte por 3 a 1, enquanto a Inglaterra garantiu vaga ao vencer a Eslovênia com gol de Harry Kane aos 49 minutos do segundo tempo.

A "Mannschaft" manteve os 100% de aproveitamento no grupo C, com 38 gols a favor e apenas três sofridos. 

Rudy abriu o placar logo no início da partida, aos 2 minutos, Sandro Wagner ampliou, aos 21, e Kimmich fez o terceiro, aos 41 da segunda etapa. O gol de honra dos anfitriões veio aos 48 do segundo tempo, com Magennis.

"O gol rápido ajudou muito. Dominamos o jogo do início ao fim. Vamos à Rússia com tudo e queremos defender nosso título", afirmou Rudy.

"No segundo tempo diminuímos o ritmo porque sabíamos que o joo estava sob controle. Contra a República Tcheca marcamos cedo e perdemos um pouco o controle, mas desta vez ficamos concentrados", explicou Joachim Low.

Nos outros jogos da chave, a República Tcheca venceu o Azerbaijão por 3 a 1 fora de casa. O resultado mais avassalador foi da Noruega, que visitou Saint-Martin e aplicou goleada de 8 a 0.

- Vaga suada -

Já o "English Team" já pensava na próxima partida contra Lituânia quando a classificação chegou nos acréscimos. A Inglaterra chegou aos 23 pontos na liderança do grupo F, cinco pontos à frente da Escócia, que venceu a Eslováquia por 1 a 0.

"Não estou aliviado, só conseguimos conquistar o objetivo", declarou o técnico Gareth Southgate. "Fizemos boas jogadas, mas não fizemos bem o último passe. Temos um grande goleador", acrescentou.

Mesmo jogando em Wembley diante de sua torcida, os campeões mundiais de 1966 entraram com ritmo lento e o goleiro Oblak quase não trabalhou. Na segunda etapa, o jogo melhorou um pouco mas o gol da classificação só veio nos acréscimos, após passe do lateral Kyle Walker.

"Estamos classificados e é a única coisa que importa. Fomos pacientes e nos últimos 10 minutos eles estavam cansados", avaliou Kane, autor do único gol do jogo.

Malta e Lituânia empataram em 1 a 1 em partida sem pretensões no grupo.

No grupo E, a Dinamarca venceu Montenegro por 1 a 0 fora de casa e chegou aos 19 pontos na vice-liderança da chave. Os nórdicos impediram a classificação antecipada da Polônia, que goleou a Armênia por 6 a 1 e chegou aos 22 pontos na primeira posição. 

O atacante Robert Lewandowski se tornou o maior artilheiro da história da Polônia, com 50 gols pela seleção. No outro jogo do grupo, a Romênia venceu o Cazaquistão por 3 a 1.

Confira a lista de seleções já classificadas para Copa: 
Rússia (país anfitrião)

Alemanha

Inglaterra

Bélgica

Irã

Japão

Coreia do Sul

Arábia Saudita

México

Brasil

FONTE: Agence France Presse