Sexta-feira - Manaus - 18 de setembro de 2020 - 21:43

MANAUS-AM

Alta de internações por Covid-19 em Manaus liga alerta na Aleam

Além disso, nos últimos dias, candidatos e políticos que estão em campanha testaram positivo para a doença. 

SIGRID AVELINO

Publicado em 15 de setembro - 14:52

Os parlamentares que estavam em plenário hoje foram submetidos ao exame da Covid-19.

Foto: Divulgação

O aumento no número de pessoas internadas após diagnóstico de Covid-19, em Manaus, acendeu um alerta aos deputados do Amazonas. Nos últimos dias, candidatos e políticos que estão em campanha testaram positivo para a doença, entre eles, David Almeida, Marcelo Ramos e Josué Neto. 

Durante sessão plenária desta terça-feira, 15/09, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), os parlamentares pediram que a campanha de prevenção seja intensificada e solicitaram da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) um estudo dos últimos registros. Os parlamentares que estavam em plenário hoje foram submetidos ao exame da Covid-19.

De acordo com dados divulgados pela FVS, nesta segunda-feira, 14/09, o número de pessoas internadas por Covid-19 no Amazonas era de 329 pacientes. No dia 14 de agosto, havia 247 internadas. O sistema privado registrou 140 internações na segunda; há um mês esse número era de 78 internados. No sistema público foram divulgados ontem, 189 internados; no mesmo dia em agosto havia 169.

Com base nesses dados, a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) encaminhou um requerimento à presidência da Aleam pedindo que a casa intensifique, nos meios de comunicação, a campanha de prevenção do novo coronavírus. 

“Eu acredito que o fato da maioria das pessoas terem relaxado em relação aos cuidados e de muitas acharem que o vírus não existe mais tem feito com que deixem de ter os cuidados e isso expõe muito, principalmente, as pessoas do grupo de risco”, declarou a vice-presidente da Aleam.

Alessandra Campêlo (MDB), Delegado Péricles (PSL), Joana Darc (PL), Adjuto Afonso (PDT), além dos servidores que atuam dentro do plenário como seguranças e assessores.

Positivo

Candidatos e políticos que estão participando das convenções partidárias testaram positivo. O candidato à prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante), divulgou nesta segunda-feira, 14/09, que teve o resultado positivo para a doença. 

Hoje, 15/09, o deputado federal Marcelo Ramos (PL) também divulgou que testou positivo. Marcelo esteve no último sábado, 12/09, na convenção que oficializou a candidatura do deputado Cabo Maciel (PL) à prefeitura de Itacoatiara, no Amazonas. No evento, estavam outros políticos como o também deputado federal Sidney Leite (PSD); e os deputados estaduais Alessandra Campelo (MDB), Joana Darc (PL), Roberto Cidade (PV) e Adjuto Afonso (PDT), entre outros políticos.

Reincidente

Chama atenção o fato do presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB), estar novamente infectado pela Covid-19. No dia 20 de abril, ele anunciou que estava com a doença e no último sábado, 12/09, testou positivo novamente. Nas redes sociais, o também pré-candidato à prefeitura de Manaus escreveu que está com 25% do pulmão comprometido devido a doença.

“Após realização de exames de sangue e tomografia nos pulmões, foi confirmado que 25% do meu pulmão está comprometido. Os últimos acontecimentos que envolvem a minha saúde tem sido bastante difíceis, pois ainda me recupero de um acidente náutico, que ocorreu 50 dias atrás”, descreveu em publicação realizada nas redes sociais. 

Apesar de ter divulgado que estava com Covid-19, em abril, o teste do parlamentar deu inconclusivo, segundo a assessoria de comunicação de Josué. 

Morte

Na madrugada do último sábado, Nonato Lopes morreu aos 71 anos, vítima de complicações causadas pela Covid-19. Nonato era ex-prefeito de Iranduba, no interior do Amazonas, e estava como pré-candidato à prefeitura do município este ano. Ele também já ocupou o cargo de deputado estadual e secretário de Segurança do Estado.

Reunião

Na sessão de hoje, a deputada estadual Mayara Pinheiro (Progressista) informou que, na próxima segunda-feira, 21/09, às 14h, haverá uma reunião da Comissão de Saúde da Aleam com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa. Na ocasião, ela vai informar os dados atualizados do novo coronavírus no Amazonas.

“A doutora Rosemary já esteve reunida com o Ministério Público que também está bastante preocupado, inclusive estão estudando, querendo sugerir uma quarentena. Mas a gente está pensando também na parte do comércio, das pessoas que tiveram a sua renda realmente sacrificada durante a primeira quarentena. A princípio, o que foi avaliado pelos técnicos é que hoje não é necessário uma quarentena. Precisamos de imediato é realmente tomar os cuidados devidos”, ressaltou Mayara Pinheiro.