Domingo - Manaus - 8 de dezembro de 2019 - 15:44

MANAUS-AM

Amazonas registra oito mil casos de Aids em cinco anos, segundo Ministério da Saúde

Somente este ano, no período de janeiro a outubro de 2019, Manaus registrou 1.017 novos casos de HIV em adulto. Deste total, 598 casos (58,80%) foram notificados em pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 2 de dezembro - 13:29

Em Manaus, 598 casos (58,80%) foram notificados em pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos.

Foto: Reprodução

De 2014 a setembro de 2019, o Amazonas registrou 8.456 novos casos de HIV, sendo que a maior parte dos diagnosticados, 75%, é homem, enquanto que 24% representam mulheres. Os dados são do Ministério da Saúde, que divulgou os números antes de lançar a campanha Dezembro Vermelho, campanha com objetivo de sensibilizar a população contra a doença.

Quando os dados são trazidos apenas para Manaus e com foco no balanço anual, os números impressionam ainda mais. No período de janeiro a outubro de 2019, a capital do Amazonas registrou 1.017 novos casos de HIV em adultos residentes na cidade. Desse total, 598 casos (58,80%) foram notificados em pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos.

“Manaus integra essa luta de combate ao HIV, com unidades de saúde equipadas, com profissionais preparados e em horário estendido para atender essa demanda. Os números são preocupantes e fazemos o alerta, principalmente, aos jovens que o uso do preservativo ainda é a melhor prevenção contra a doença”, diz o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, a campanha pretende mobilizar o público jovem, estimulando a prevenção e orientando sobre a importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento.

“Tão importante quanto evitar novos casos de HIV, o que pode ser feito por ações como o uso do preservativo nas relações sexuais, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são essenciais para interromper a cadeia de transmissão do vírus e aumentar a expectativa de vida das pessoas que vivem com HIV”, explica Rita de Cássia

Ações

Durante o Dezembro Vermelho, os serviços de saúde irão ampliar a oferta de testagem rápida para diagnóstico do HIV e outras ISTs, de forma conjunta com atividades educativas, enfatizando a prevenção, bem como a oferta de preservativos e gel lubrificante.

As 10 unidades de saúde que atendem em horário ampliado, de segunda a sexta-feira até 21h e aos sábados das 8h às 12h, estarão intensificando a testagem rápida para HIV e outras IST, atendendo pessoas que não têm disponibilidade durante horário comercial.

“A Semsa conta hoje com 174 Unidades de Saúde que realizam o teste rápido, informando o resultado em 30 minutos. Todas as pessoas que têm ou tiveram vida sexual ativa devem realizar o exame, o que é uma forma de detectar precocemente a infecção”, alerta Rita de Cássia.

Controle

A Semsa vem diversificando as ações de prevenção à infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis por meio do novo conceito da Prevenção Combinada, com o uso de vários métodos, que inclui a distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, ações educativas e ampliação do acesso à testagem rápida (fluido oral e auto-teste para HIV), profilaxia pós-exposição e pré-exposição, entre outros.

Como estratégia de diagnóstico precoce do HIV, a Prefeitura de Manaus tem ampliado ao longo dos anos a oferta de testes rápidos, o que já é feito em 174 Unidades de Saúde. Além dessas unidades, Manaus conta na rede estadual com mais três Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) instalados nas seguintes unidades: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Caimi Ada Viana e nas Policlínicas Gilberto Mestrinho e Colônia Antônio Aleixo.

As pessoas com diagnóstico positivo para HIV podem ser acompanhadas em nove unidades da capital, sendo seis Serviços de Assistência Especializada (SAE) e três Unidades Básicas de Saúde (UBS), distribuídos pelas diferentes zonas da cidade.

A lista com todas as Unidades de Saúde com Teste Rápido pode ser acessada no site: https://semsa.manaus.am.gov.br/teste-rapido-ists/