Sábado - Manaus - 19 de setembro de 2020 - 17:47

MANAUS-AM

Amazonas ultrapassa o número de 50 casos do novo coronavírus

Até o momento, quatro pacientes encontram-se internados, sendo um paciente na rede estadual e três na rede particular.

ADNEISON SEVERIANO

Publicado em 25 de março - 14:24

O boletim do monitoramento do novo coronavírus foi atualizado pelo governo do estado, na tarde desta quarta-feira, 25/03

Foto: Divulgação

O Amazonas 54 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). O boletim do monitoramento do novo coronavírus foi atualizado pelo governo do estado, na tarde desta quarta-feira, 25/03. No período de 24h, entre um boletim e outro, sete novos casos foram confirmados por teste laboratorial.

Desse total, a maioria é de pacientes em Manaus e dois no interior do estado, em Parintins. Até o momento, quatro pacientes encontram-se internados, sendo um paciente na rede estadual e três na rede particular. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou a coletiva online e disse que o cenário seria pior se ações de contenção do vírus não tivessem sido tomadas.

“Os números que foram apresentados mostram que estamos no caminho certo para contenção da propagação do vírus. Nosso foco é evitar que todas as pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo, retardar ao máximo possível infecção das pessoas e poder atender todo mundo”, afirmou Lima.

1º morte por Covid-19 no AM

A primeira vítima do novo coronavírus no Amazonas é o empresário Geraldo Sávio, de 49 anos de idade, diagnosticado com o novo Coronavírus (Covid-19). Ele faleceu no início da noite no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus. Proveniente do município de Parintins, Geraldo Sávio foi internado no HPS no último sábado, por conta do agravamento dos sintomas do Covid-19. 

“O Estado seguiu todo protocolo com paciente desde transferência de Parintins para Manaus e atendimento no Hospital Delphina Aziz. A viúva do senhor Sávio também está com coronavírus, mas está isolamento em casa”, comunicou o governador.

O próprio governador disse que manteve contato telefônico com a família do empresário para tratar do protocolo em casos de óbitos por Covid-19.

“Há um protocolo a ser seguido. A Anvisa define que, preferencialmente, os corpos devem ser cremados, mas na impossibilidade de cremar os corpos devem ser isolados. O corpo do senhor Sávio será cremado. Vamos manter corpo conservado e quando o crematório da iniciativa privada estiver pronto será cremado”, explicou o governador Wilson Lima.

Cloroquina

Segundo a FVS-AM, o paciente que morreu tomou apenas uma dose de Cloroquina, usadas no tratamento da malária e de doenças reumatológicas, mas que estão sendo usadas de forma de pesquisa no tratamento do novo coronavírus. 

A Susam obteve autorização para realizar estudo em parceria com instituições científicas com pacientes infectados com Covid-19, mas o estudo só pode envolver pacientes internados no Hospital Delphina Aziz, que unidade de referência no Amazonas. “Não tem como inferir sobre efeito cloroquina nesse paciente que tomou apenas uma dose”, disse diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto.

A FVS-AM prevê que no sétimo dia de aplicação do medicamento uma nova amostra será coletada para análise. A amostra passará por exames para verificar se a carga viral baixou após paciente receber doses do medicamento Coloquina.

Testes

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que é único laboratório habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento no estado, tem capacidade de realizar  48 testes por dia. A Susam está em fase de aquisição de equipamentos para até triplicar essa capacidade.  

O Governo do Amazonas anunciou a compra de 30 mil kits de testes rápidos, que foram comprados de uma empresa de Brasília. A previsão é que remessa chegue nos próximos dias. Ao todo, 174 testes foram feitos e 104 foram descartados.

Atualmente, o Hospital Delphina Aziz tem 50 leitos prontos para pacientes do novo coronavírus com respiradores e 50 aparelhos foram comprados pelo governo estadual. Os aparelhos novos devem chegar até próxima semana, de acordo com a FVS-AM.

COVID-19 NO AMAZONAS

Casos confirmados: 54 (2 Parintins)
Óbitos: 1 morte (homem de 49 anos)
Pacientes internados: 4 (1 Delphina e 3 rede privada) Faixa etária entre 39 e 88 anos
Casos em investigação: 20
Dados atualizados dia 25/3.