Sexta-feira - Manaus - 30 de outubro de 2020 - 04:03

MANAUS-AM

Prazo para oficializar candidatura é até o dia 26. Confira o calendário eleitoral

Fica para o dia 18 de dezembro a diplomação dos candidatos eleitos.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 19 de setembro - 09:40

Primeiro e segundo turno acontecerão nos dias 15 e 29 de novembro, respectivamente.

Foto: Divulgação

Luiggi Bacelar, da Redação

Com o término das convenções partidárias na última quarta-feira (16), o calendário eleitoral nos municípios segue com atividades ainda em setembro. Em Manaus, 11 candidatos oficializaram suas candidaturas para a Prefeitura, enquanto que as 41 cadeiras na Câmara Municipal de Manaus (CMM) estão sendo disputadas por centenas de candidatos. 

Após o período das convenções, que serve para a definição de coligações e escolha dos candidatos, o próximo passo para os políticos que têm interesse em participar das eleições é oficializar suas candidaturas até no máximo o dia 26 de setembro, data estipulada pela Justiça Eleitoral com base na Emenda Constitucional nº 107/2020.

Para mais informações sobre o calendário eleitoral, visite este link.

Propaganda Eleitoral Obrigatória 

Com o plano de mídia sendo organizado pelos partidos e representações das emissoras de rádio e TV, a partir do dia 27 de setembro dá-se o início da propaganda eleitoral com pedido de votos, inclusive na internet.

Prestação de Contas 

Os partidos políticos, coligações e candidatos têm até o dia 27 de outubro para divulgarem, em relatório, tudo sobre as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), especificando os recursos em dinheiro, bem como os  estimáveis recebidos. Após essa primeira amostragem, as figuras políticas tem até o dia 15 de dezembro para encaminhar à Justiça Eleitoral o conjunto de prestações de contas referentes a campanha dos candidatos e dos partidos políticos, tanto do primeiro, quanto do segundo turno (se houver). 

O povo nas urnas

Está marcada para os dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turno) a ida da população às urnas para escolherem seus prefeitos e vereadores. 

Calendário Eleitoral 

16 de setembro - Fim das convenções partidárias

26 de setembro - Fim do período de registro de candidaturas e início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e veículos de comunicação para
 elaborar plano de mídia

27 de setembro - Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet

09 de outubro - Início da Propaganda Eleitoral na TV e nas rádios

27 de outubro - Políticos, coligações e candidatos devem apresentar relatório com detalhes sobre gastos do Fundo Eleitoral e Partidário

12 de novembro - Fim da Propaganda Eleitoral na TV e nas rádios

15 e 29 de novembro - Primeiro e segundo turno das eleições, respectivamente 

15 de dezembro - Prazo final para a prestação de contas dos agentes políticos junto à Justiça Eleitoral sobre tudo referente ao período eleitoral 

18 de dezembro - Prazo final para a diplomação dos eleitos