Segunda-feira - Manaus - 18 de janeiro de 2021 - 00:02

MANAUS-AM

Banco de Leite Humano precisa de doações de frascos de café solúvel

Recipientes são importantes para a coleta do leite humano das doadoras.

ADNEISON SEVERIANO

Publicado em 12 de janeiro - 14:26

Frascos podem ser entregues no Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui.

Foto: Divulgação

O Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui (BLH), localizado na Zona Sul de Manaus, precisa de doações de frascos de café solúvel. Os recipientes são importantes para que as doadoras armazenem o leite materno que será enviado ao banco de leite.

A enfermeira Tânia Ramires, coordenadora do Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui, com a pandemia da covid-19 a quantidade de doações dos frascos reduziu. Porém, os recipientes são mais adequados para que as doadoras de leite humano armazenem o leite em casa até que ele seja coletado pelo BHL.

“A pandemia fez diminuir bastante o número de frascos que recebemos, mas se faltar frascos, faltará o leite para os bebês”, disse a coordenadora.

O Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui (BLH) está situado na Maternidade Balbina Mestrinho e atende às unidades hospitalares de alta complexidade neonatal e pediátrica dos municípios do Amazonas, com a responsabilidade de prestar assessoria técnica e científica referentes ao aleitamento materno exclusivo e implantar postos de coleta de leite humano e outros BLHs.

Os interessados em doar os frascos podem fazer a entrega no próprio Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui, localizado Av. Duque de Caxias, Nº 1142, no bairro Praça 14 de Janeiro. O banco de leite funciona das 7h às 19h de segunda a sábado. Acima de dez frascos a equipe do BHL poderá coletar o material na casa do doador. A solicitação pode ser feita por meio do telefone (92) 3182-4509.

“Os frascos coletados são higienizados e depois seguem para casa das doadoras de leite. Eles são usados para manter o leite na geladeira e depois o leite é trazido para o banco”, explicou a coordenadora do BHL, enfermeira Tânia.