Sexta-feira - Manaus - 19 de julho de 2019 - 21:16

DIVERSÃO

Batucada do Garantido ensaia no CSU, nesta sexta-feira

Os ritmistas da Batucada vão ensaiar as toadas de 2019 e também farão o lançamento da camisa da feijoada, em evento aberto ao público, na sexta-feira (10)

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 9 de mai - 09:41

A média de batuqueiros participando dos ensaios é 80 ritmistas divididos nos naipes de surdos, caixinhas, repiques, rocás e palminhas

Foto: Divulgação

A Batucada do Boi Garantido (núcleo Manaus) entra, nesta sexta-feira (10), na fase de detalhes dos ensaios técnicos. Todas as 23 toadas do tema 2019, “Nós, o povo”, já foram aprendidas pelos batuqueiros. Agora, cada naipe de instrumentos vai aparar arestas técnicas para atingir o nível musical pretendido pela Coordenação da Batucada. O ensaio técnico começa às 19h, no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus, com entrada franca.

Neste final de semana, o ensaio técnico da Batucada será o único evento oficial do Boi Garantido, em Manaus. A festa de lançamento do CD 2019, será no sábado (18), no Centro de Convenções (Sambódromo), na zona centro-oeste.

Iniciados no mês de março, a temporada de ensaios técnicos em Manaus seguem procedimentos padrões passados aos batuqueiros. No início da semana, o coordenador musical, Francisnaldo Pinheiro, passa aos ritmistas a lista de toadas as serem ensaiadas.

A ‘tarefa de casa’ é ouvir as composições para que, no dia do ensaio, cada batuqueiro saiba, pelo menos, o ‘esqueleto’ básico da execução da toada. Dessa forma, a Batucada em Manaus vem trabalhando há poucos mais de dois meses.

Batuqueiros

A média de batuqueiros participando dos ensaios é 80 ritmistas divididos nos naipes de surdos, caixinhas, repiques, rocás e palminhas. Este ano, poucos batuqueiros entraram no grupo, a maioria já integrantes antigos que voltaram ás atividades. Os ensaios têm sido com a participação do levantador oficial da Batucada, na capital, Leonardo Castelo, mas já teve participações de nomes importantes no cenário musical do Garantido, como o próprio Sebastião Júnior, levantador oficial, e Israel Paulain, o apresentador encarnado. Para essa sexta-feira está prevista a participação, também, do levantador P.A. Chaves.

Preparação

Em paralelo à preparação dos ritmistas para as apresentações na arena, a coordenação da Batucada busca a consolidação do CSU como local oficial de ensaios. O local foi a novidade maior em termos de estrutura na temporada deste ano. Até agora, a avaliação tem sido boa dos organizadores, que se baseia no aumento do público prestigiando os ensaios.

Camisas da Feijoada

Nesta sexta-feira (10), a novidade, fora do âmbito musical, será o lançamento da camisa oficial da ‘Feijoada da Batucada’, marcada para o dia 1º de Junho (sábado), na quadra da Escola de Samba Aparecida, centro da cidade.

A camisa pode ser adquirida por R$ 50, no ensaio de sexta-feira, no CSU. Informações, pelos telefones (92) 99111-2608 e (92) 98457-0330.