Domingo - Manaus - 5 de julho de 2020 - 14:52

MANAUS-AM

Esperança renovada

É a vez de comemorar os resultados do hospital de campanha de Roraima, que já permitiu que os primeiros pacientes pudessem retornar aos seus lares

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 29 de junho - 11:08

Por Ricardo Nicolau - Diretor do Grupo Samel, deputado estadual e Coordenador do Hospital de Campanha de Manaus

Durante esta guerra contra a Covid-19, não há nada mais acalentador do que ver os frutos de todos os nossos esforços. Depois das mais de 1,4 mil altas médicas aqui em Manaus (concedidas no hospital de campanha municipal e nos hospitais privados do Grupo Samel), agora é a vez de comemorar os resultados do hospital de campanha de Roraima, que, com os protocolos e tecnologias disponibilizados pela rede de saúde privada, já permitiu que os primeiros pacientes pudessem retornar aos seus lares, curados da doença.

Pouco menos de uma semana após disponibilizarmos profissionais da Samel, equipamentos e medicamentos, de forma gratuita, para auxiliar a montagem da unidade hospitalar do estado vizinho – cuja inauguração ocorreu no último dia 18 –, seis pacientes encerraram seu tratamento.

O momento das altas demonstra que é possível vencer esta batalha, com tratamento precoce, medicamentos adequados e os protocolos de ventilação não invasiva. Logo no início da pandemia, Deus iluminou os nossos profissionais, permitindo que criassem uma tecnologia mais barata e eficaz, que é a Cápsula Vanessa. É um mecanismo que evita a entubação orotraqueal precoce, procedimento que, infelizmente, acabou contribuindo para a alta taxa de letalidade no mundo inteiro.

Neste momento tão desafiador, não poderíamos ficar com esta tecnologia somente para os pacientes da Samel. Por isso, além de Manaus, fizemos parcerias em outras cidades brasileiras, para levar o que deu certo na capital amazonense. Afinal, nossa proposta sempre será salvar vidas.