Domingo - Manaus - 8 de dezembro de 2019 - 15:46

DIVERSÃO

Exposição ‘Manaus 350 anos’ está aberta na Câmara dos Deputados

A visitação estará disponível até amanhã, 28/11, no hall do anexo 2 da casa legislativa

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 27 de novembro - 11:23

A exposição faz parte das comemorações de 350 anos de Manaus

Divulgação

Como parte das comemorações relativas aos 350 anos da capital do Amazonas, pela primeira vez, uma exposição sobre Manaus foi instalada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A mostra “Manaus 350 anos” é uma realização da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara dos Deputados, em parceria com a Prefeitura de Manaus, e está exposta no espaço Mário Covas, no hall do anexo 2 da Câmara, com visitação até a próxima quinta-feira, 28/11.

“Quero parabenizar, primeiramente, ao deputado federal Bosco Saraiva pela iniciativa de levar a exposição Manaus 350 anos para a capital federal, para o centro das discussões e da tomada de decisões de grande importância para a população brasileira. Agradeço também à Câmara dos Deputados que cede esse nobre espaço e nos dá a oportunidade de promover o destino turístico Manaus no hub aéreo do Brasil, que é Brasília”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

 Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a realização da exposição no Congresso Nacional encerra o ano de comemorações dos 350 anos de fundação da cidade, dando também visibilidade à Zona Franca de Manaus, parte da formação da identidade do manauara.

“Esta é uma oportunidade de mostrarmos um pouco do que significa Manaus para a região Norte: sempre foi um forte polo econômico e que, desde a Copa do Mundo Fifa de 2014, vem se consolidando como a metrópole da Amazônia, seja por suas riquezas naturais incalculáveis, seja por sua cultura e identidade únicas, de diversidade de credos, expressões artísticas, sabores exóticos, ritmos singulares e prédios históricos que vêm sendo recuperados pelo poder público municipal”, afirmou.

Vídeos, revistas de material turístico, balas de sabores regionais, como cupuaçu e castanha, para os visitantes e imagens de locais como o Teatro Amazonas, a Praça da Matriz e o Encontro das Águas compõem a exposição visual, que destaca os atrativos turísticos da cidade e o desenvolvimento tecnológico do Polo Industrial de Manaus (PIM).

De acordo com o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM), presidente da Cdeics e idealizador da mostra, a proposta da exposição é apresentar a cidade de Manaus como destino turístico para a Amazônia. “A ideia surgiu do envolvimento que tenho com os movimentos culturais da cidade de Manaus e reconheço que precisamos documentar a trajetória da nossa cidade, reivindicando e promovendo o patrimônio histórico e cultural da cidade. Por isso, me sinto gratificado por ter apresentado uma série de reportagens que revelem aos jovens de Manaus a beleza e a grandeza da nossa cidade”, comentou.

A exposição segue no local com visitação até o dia 28/11, sempre das 9h às 19h.