Quarta-feira - Manaus - 2 de dezembro de 2020 - 12:56

MUNDO

Irmão de Lady Di frustrado pela forma de investigar entrevista da princesa com a BBC

Na quarta-feira, o príncipe William, filho de Diana, recebeu com satisfação o início de uma investigação e disse que era "um passo na direção certa".

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 22 de novembro - 08:40

Diana e Charles se casaram em 1981.

Foto: POOL / AFP

Charles Spencer expressou sua indignação pela investigação independente impulsionada pela BBC sobre a maneira em que um de seus jornalistas, acusado de falsificar documentos, obteve uma entrevista com sua irmã, a princesa Diana, em 1995 na qual ela relatou a ruptura de seu casamento. 

"Disse à BBC que não estava muito satisfeito com os parâmetros estabelecidos para esta investigação sobre a entrevista de Diana", disse em um tuíte, no qual criticou o grupo audiovisual britânico por ter limitado a amplitude temporária da investigação.

A entrevista, vista por 22,8 milhões de britânicos, caiu como uma bomba: a princesa, que morreu dois anos depois em um acidente de carro em Paris, disse que havia "três pessoas" em seu casamento, referindo-se à relação de Carlos com Camila Parker Bowles. Ao mesmo tempo, admitiu ela mesma ter tido uma aventura.

Vinte e cinco anos depois, o irmão da princesa, o conde Charles Spencer, acusou seu autor, o jornalista Martin Bashir, de ter falsificado documentos para obtê-la, especificamente extratos bancários  - que mostraram-se falsos - para provar que os serviços de segurança pagavam duas pessoas para espionar sua irmã.

"Se não tivesse visto esses extratos bancários, nunca teria apresentado Bashir à minha irmã", disse Spencer em uma carta à BBC, denunciando métodos "desonestos".

A investigação analisará a conduta de Bashir e os "supostos registros bancários". 

Também estudará de perto o que a BBC sabia e se a instituição protegeu seu jornalista ciente do ocorrido.

Na quarta-feira, o príncipe William, filho de Diana, recebeu com satisfação o início de uma investigação e disse que era "um passo na direção certa".

Diana e o príncipe Carlos se separaram em 1992 e se divorciaram em 1996. O príncipe, herdeiro da coroa, se casou com Camilla em uma discreta cerimônia civil em 2005.

FONTE: AFP