Domingo - Manaus - 22 de setembro de 2019 - 16:42

MANAUS-AM

Josué Neto propõe emenda à LDO para a compra de viaturas blindadas para polícias

Se aprovada a proposta, o Amazonas entrará para um pequeno grupo de Estados que já investe na blindagem de viaturas

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 21 de mai - 14:51

O deputado apresentará emenda para incluir a aquisição de viaturas no orçamento de 2020.

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD), apresentará emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Governo do Amazonas para incluir na previsão do orçamento de 2020 recursos para aquisição de viaturas blindadas para as polícias Civil e Militar.

Na noite deste domingo, 19/5, uma viatura da PM recebeu mais de 20 disparos de fuzil durante uma abordagem na rua Pico das Águas, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul de Manaus.  A situação chamou a atenção do deputado Josué Neto que, há dois anos, alerta o Governo do Estado sobre a necessidade de comprar  viaturas com vidros blindados para as polícias do Amazonas.

“A cada ano, o calibre das armas utilizadas pelos bandidos está aumentando e temos que também aumentar o nível de proteção dos nossos policiais. Esta noite, numa abordagem de rotina, uma viatura foi fuzilada e, graças a Deus, nenhum policial saiu ferido. Vamos apresentar a emenda e tentar sensibilizar o Governo de que é preciso dotar as polícias de carros blindados para enfrentar a criminalidade”, comentou Josué Neto.

De acordo com o presidente, o ideal é que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) adquira viaturas com blindagem nível 3, que suporta projéteis de fuzis dos tipos M16, AR15, AK47 e FAL 7.62. 

“Essa é a blindagem autorizada pelo Exército ideal para viaturas de polícia. Os vidros possuem espessura de 42mm e as placas de aço que reforçam a carroceria possuem 6mm de espessura. Outro ponto fundamental é a compra de carros modelos pick-ups e SUVs com motor acima de 2.0. Tudo isso facilitará a aplicação da blindagem e reduzirá custos”, explica Josué Neto.

Se aprovada a proposta, o Amazonas entrará para um pequeno grupo de Estados que já investe na blindagem de viaturas, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, além do Rio de Janeiro que, há onze anos, tem viaturas blindadas na frota da PM.