Quarta-feira - Manaus - 21 de agosto de 2019 - 18:32

MANAUS-AM

Mapa de Manaus: uma cidade melhor passa por aqui

O Mapa de Manaus, lançado no último dia 7, fará um levantamento de informações e registros de imagens da cidade que vão compor uma grande base de dados, permitindo maior planejamento e ordenamento urbano. 

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 8 de agosto - 14:04

A tecnologia do mapeamento móvel terrestre vai gerar um mapa com imagens em 360º.

Divulgação

No ano em que comemora 350 anos, a capital amazonense passará por uma verdadeira radiografia digital. O Mapa de Manaus, lançado no último dia 7, fará um levantamento de informações e registros de imagens da cidade que vão compor uma grande base de dados, permitindo maior planejamento e ordenamento urbano. 

Como o projeto vai funcionar?
Ele está dividido em três etapas: levantamento aerofotogramétrico, mapeamento móvel e atualização cadastral em campo.
 
Por que ele é necessário?
A cidade que experimentou um crescimento explosivo nas últimas décadas poderá contar com uma base de dados consolidada e moderna nos aspectos de qualidade e precisão de dados. Trata-se de um compromisso com a cidade que queremos ser. A partir desses dados, órgãos públicos poderão trabalhar com informações compartilhadas e traçar novos projetos e aparelhos públicos onde é necessário.
 
Conheça os detalhes
A primeira fase já começou e consiste no registro de imagens em alta resolução, de uma área total de 520 quilômetros quadrados, a partir de um avião devidamente equipado com uma câmera especial. O avião já sobrevoa Manaus, captando imagens por todas as zonas.
 
Ao contrário de uma fotografia aérea simples, que pode apresentar deformações causadas pela perspectiva, esse procedimento é específico para a captura de imagens de mapa, no qual todos os elementos apresentam a mesma escala, livre de erros e deformações, com a mesma validade de um plano cartográfico.
 
Em seguida, um veículo percorrerá todas as ruas da cidade realizando um levantamento fotográfico de alta qualidade, que ajudará a Prefeitura de Manaus na localização eficaz de imóveis e equipamentos urbanos. A tecnologia do mapeamento móvel terrestre vai gerar um mapa com imagens em 360º.
 
Por fim, cadastradores identificados com colete, boné e crachá com seus dados visíveis, passarão – a partir do dia 12 de agosto – de casa em casa, para fazer a atualização cadastral dos proprietários e seus imóveis em cada localidade.

Na prática, a Prefeitura de Manaus terá o mapeamento das condições do asfalto nos bairros; das condições dos bueiros; atualização da base de dados de postes; levantamento e notificação de lotes sem calçamento, além de avaliação e verificação da área construída, trabalhando de forma integrada dados relacionados ao Ordenamento Urbano, Infraestrutura, Educação e Saúde, entre outras áreas.

Nas áreas de risco, por exemplo, o Mapa de Manaus será primordial para que as equipes da Defesa Civil se planejem e verifiquem as mudanças que já foram feitas nesses locais vulneráveis pelas erosões e declividades no perímetro urbano da cidade e outra série de informações integradas para uso prático das várias secretarias e órgãos municipais.
 
É importante que você receba os cadastradores e responda todas as perguntas. Eles estarão trajando colete verde – com o brasão da prefeitura –, boné na mesma cor e crachá. Se você tiver dúvidas ou quiser mais informações sobre o projeto, acesse www.mapademanaus.com, ligue 156 ou mande um WhatsApp para o número 99408-0156.

Colabore! Projetos mais eficientes proporcionam melhores resultados à população.