Segunda-feira - Manaus - 18 de março de 2019 - 10:13

MANAUS-AM

Número de roubos ao transporte coletivo diminui quase 30% em janeiro, diz SSP

Em janeiro de 2019, foram registradas 183 ocorrências de assaltos a ônibus na capital. No mesmo período do ano passado, foram 259 ocorrências desse tipo

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 8 de março - 10:14

Além do policiamento ostensivo, as investigações também estão em andamento para prender envolvidos nessas ações criminosas

Foto: SSP

O número de roubos a ônibus do transporte coletivo de Manaus diminuiu 29,34% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). No período, o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, determinou o lançamento de uma nova fase das operações “Catraca” e “Rota Segura”, que fazem monitoramento aos ônibus urbanos e que levam trabalhadores às empresas do Polo Industrial de Manaus.

Em janeiro de 2019, foram registradas 183 ocorrências de assaltos a ônibus na capital. No mesmo período do ano passado, foram 259 ocorrências desse tipo. O coronel Louismar Bonates ressaltou que o trabalho de policiamento foi intensificado e que outras medidas para coibir o crime serão adotadas. “A ‘Operação Catraca’, realizada especificamente pela Polícia Militar para a segurança dos usuários do transporte coletivo, será intensificada para que esses números de roubos diminuam ainda mais”, disse.

Além do policiamento ostensivo, as investigações também estão em andamento para prender envolvidos nessas ações criminosas. Entre casos de destaque, em fevereiro, a Polícia Civil prendeu uma dupla acusada de cometer ao menos 17 assaltos a ônibus na zona centro-sul da capital. O trabalho foi realizado pela 1ª Seccional Sul e o 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos em nome de Cassiano Pinheiro da Silva, 30, e Keysson Henrique Ferreira da Cruz, 29.

Aplicativo 

A SSP-AM disponibiliza o aplicativo “Aviso Polícia” para acionamento emergencial em casos de suspeitas de ocorrências em ônibus. Em situações dentro de ônibus coletivos ou rotas de empresas, a população pode informar a polícia, imediatamente, por meio do aplicativo, que permite o rastreamento imediato do aparelho em que ele está instalado.

Por meio da ferramenta, controladores do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) monitoram, em tempo real, as ocorrências informadas na plataforma, que pode ser baixada em celulares com sistema operacional Android e iOS.

Para usar é simples: após baixar o aplicativo, o usuário realiza um cadastro prévio com nome, telefone, e-mail e endereço. Finalizado o cadastro, o cidadão poderá acionar a polícia em caso de ocorrências policiais.