Segunda-feira - Manaus - 17 de dezembro de 2018 - 12:47

MUNDO

NASA festeja 60 anos com promessa de voltar à Lua e ir a Marte

Segundo a agência espacial norte-americana, 'a próxima década promete ser cheia de aventuras que apenas os escritores de ficção científica sonharam'

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 2 de outubro - 10:32

Registro da chegada do homem à lua

Foto: Nasa

A agência espacial norte-americana (Nasa) completa 60 anos nesta segunda-feira (1º). Criada em 1º de outubro de 1958, a Nasa foi responsável por missões inesquecíveis como a chegada do homem à Lua, descobertas de novos sistemas solares, tecnologias avançadas e inspiração de pesquisas e ficção.

Em um texto de agradecimento ao esforço coletivo que transformou a Nasa em referência, a direção da agência disse que “a próxima década promete ser cheia de aventuras que apenas os escritores de ficção científica sonharam e somente a Nasa e seus parceiros realizarão”.

A Nasa também foi responsável pelos avanços na aviação, no desenvolvimento da indústria espacial comercial e indiretamente colabora para o incremento da economia com a criação de  empregos e fortalecimento da segurança nacional.

No aniversário da agência, a direção fez homenagem ao sacrifício de vários funcionários que perderam a vida em missões, como pilotos de aviação e tripulantes da Apollo 1, Challenger e Columbia.

O texto ressalta ainda o esforço dos funcionários com as “incontáveis horas dedicadas” no solo e no espaço às pesquisas e o tempo longe das famílias.

A lei que deu origem à Nasa foi assinada pelo então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, em 29 de julho de 1958, embora seu funcionamento só tenha começado no dia 1º de outubro daquele mesmo ano.

TH VIDEO

FONTE: Com informações da Agência Brasil