Quarta-feira - Manaus - 12 de agosto de 2020 - 07:55

MANAUS-AM

No AM, índice de letalidade cai mais de 5% em dois meses

Neste sábado, nenhum óbito foi registrado em Manaus, de acordo com a FVS-AM

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 5 de julho - 08:40

Foto: Divulgação

A edição mais recente do boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), divulgada neste sábado (04/07), aponta que Manaus voltou a não registrar confirmação de óbito por Covid-19 em 24 horas, até às 10h. A mesma situação ocorreu pela primeira vez no dia 24 de junho. O índice de letalidade no Amazonas também permanece em queda, tendo saído de 8,9%, no dia 19 de abril, para 3,84% neste sábado.

Os boletins divulgados pelo Governo do Estado são consolidados diariamente às 10h e levam em conta dados inseridos em sistemas como o e-SUS Notifica e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

Há uma queda progressiva da letalidade do novo coronavírus no Amazonas, que passou de 8,9%, no dia 19 de abril, para 3,84% neste sábado - uma diminuição de mais de 5% em dois meses e meio.

Medidas

De acordo com o governo do Amazonas, houve aumento de cerca de 100% na oferta de leitos para Covid-19 em Manaus, entre leitos clínicos e de UTI. No interior, as ações de regionalização da saúde também foram intensificadas, com envio de insumos e respiradores aos municípios de referência para montagem de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), além do reforço nas remoções para a capital por meio de UTI aérea.

O  governo informou que até o final da próxima semana, 100% dos municípios polos e subpolos das regionais de saúde vão estar com respiradores instalados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), beneficiando 860 mil pessoas de 16 municípios.