Domingo - Manaus - 24 de janeiro de 2021 - 21:59

MANAUS-AM

Operação Vetus: Ministério da Justiça mira violência contra idosos no AM

Em Manaus, estão sendo cumpridas 50 diligencias investigativas domiciliares

CARLA ALBUQUERQUE

Publicado em 4 de dezembro

A PC do Amazonas já apurou mais de 500 denúncias por meio de diligências investigativas domiciliares.

Foto: Divulgação/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC/AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), deflagrou, nesta sexta-feira 04/12, a operação ‘Vetus’. A ação, que resultou no cumprimento de 50 diligencias investigativas domiciliares faz parte de uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é combater crimes de violência contra idosos nos 26 estados do País e no Distrito Federal.   

A operação integrada de caráter inédito no Brasil teve início no dia 1º de outubro de 2020, data em que foi comemorado o Dia Internacional do Idoso. A ação foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.  
 
A partir de outubro, a PC do Amazonas já apurou mais de 500 denúncias por meio de diligências investigativas domiciliares. As investigações resultaram na instauração de 203 procedimentos investigativos, com atendimento de mais de 655 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de 12 agressores em todo o Estado.
 
Nesta sexta, estão sendo cumpridas, em Manaus, 50 diligências investigativas domiciliares e duas medidas cautelares, todas feitas pela equipe de Investigação da DECCI. Os cumprimento das ordens forem realizados com o apoio das equipes da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Sul e Centro-Sul, Delegacia Especializada de Apurações de Atos Infracionais (Deaai) e Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc).