Segunda-feira - Manaus - 15 de outubro de 2018 - 11:44

MANAUS-AM

Outubro Rosa: Amor e Cuidado é tudo que a gente precisa

A Prefeitura de Manaus entra mais uma vez nesta luta e reforça suas ações, mobilizando seus espaços e servidores, ampliando serviços

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 8 de outubro - 13:16

O alerta é de que os exames regulares e o diagnóstico precoce desses  cânceres garantam maiores chances de cura.

Arte: Divulgação

Outubro é o mês de conscientização para a saúde da mulher. Neste período, o mundo ‘se veste de rosa’ para propagar a importância dos cuidados da mulher na luta contra os alarmantes índices de câncer de mama e do colo do útero. A Prefeitura de Manaus entra mais uma vez nesta luta e reforça suas ações, mobilizando seus espaços e servidores, ampliando serviços. O alerta é de que os exames regulares e o diagnóstico precoce desses  cânceres garantam maiores chances de cura.   

Então, fica a dica: é preciso fazer exames periodicamente e ficar atentos aos sinais das doenças. Lembre-se: O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. 

Veja o que dizem os profissionais da saúde sobre o câncer do colo do útero e o câncer de mama:  

Câncer do colo do útero

O que é?

Um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas lesões são chamadas de precursoras e são curáveis na maioria das vezes. Se não forem tratadas, porém, podem, após alguns anos, se transformar em câncer.   

Quais são as causas?

A causa é a infecção persistente do Papilomavirus Humano, o vírus HPV. Apesar de existirem muitos tipos, poucos são os que causam o câncer do colo do útero. Essa infecção é muito frequente e quase sempre cura-se espontaneamente. Embora o vírus seja de transmissão sexual, o uso do preservativo nem sempre impede a transmissão.

Quem deve fazer os exames e qual a frequência?

Toda mulher entre 25 a 64 anos que já teve ou tem atividade sexual deve fazer o exame preventivo (Papanicolaou). Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de 1 ano. Se os resultados forem normais, o exame passará a ser feito a cada três anos. 

Câncer de Mama 

O que é?

Uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Pode ser descoberta por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia. Todas devem ter cuidados com sua saúde, mas para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem realizar exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações em suas mamas. 

Como a mulher pode perceber a doença? 

O câncer de mama pode ser percebido como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com casca de laranja, ou surgir alterações no bico do peito, o mamilo. Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas.  

Quem deve fazer os exames e qual a frequência?

Toda mulher a partir de 40 anos deve procurar anualmente uma unidade de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional. Entre 50 a 69 anos a mulher deverá fazer mamografia a cada dois anos. O risco do câncer de mama aumenta com a idade. 

Procure a UBS mais próxima de sua casa ou acompanhe a localização das Carretas da Saúde em: semsa.manaus.am.gov.br.

Previna-se e cuide bem de você.