Quinta-feira - Manaus - 5 de dezembro de 2019 - 19:30

MANAUS-AM

Prefeitura assina acordos para oferta de 680 vagas de cursos gratuitos

Os interessados devem comparecer à Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, 82, Centro, nos dias 14 e 15/8, quarta e quinta-feira, respectivamente, de 8h às 12h, com a ficha técnica de inscrição e a declaração de renda (disponíveis no edital) e o currículo atualizado.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 13 de agosto - 17:56

Os cursos fazem parte do programa “Manaus Mais Empreendedora”

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus firmou nesta terça-feira, 13/8, duas parcerias para a oferta de 680 vagas gratuitas em cursos nas áreas de indústria e empreendedorismo. Os Termos de Cooperação Técnica foram assinados pelo secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Marco Pessoa; a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio; e pelos representantes das instituições Marinho Comércio Exterior e Uni Saber Mais, na sala de reunião do gabinete do prefeito, na sede da prefeitura, Compensa, zona Oeste.

Os cursos fazem parte do programa “Manaus Mais Empreendedora”, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), que tem como missão disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico. 

Representando o prefeito Arthur Virgílio Neto, a secretária Conceição Sampaio destacou o trabalho do município no incentivo ao empreendedorismo, assim como nas inúmeras parcerias que resultam em cursos de qualificação e que ajudam pessoas a entrarem ou se recolocarem no mercado de trabalho. 

“Nós queremos, em nome do prefeito Arthur Neto, agradecer as parcerias e o trabalho da Semtepi. Precisamos criar possibilidades de geração de renda e melhorar o mercado de trabalho por meio da capacitação e qualificação. É isso que a Prefeitura de Manaus vem fazendo. Além de preparar a cidade para a indústria 4.0, Manaus é, sem dúvida, a capital brasileira que mais tem trazido esse tema ao debate”, disse Conceição.

A instituição Marinho Comércio Exterior é responsável pelas 440 vagas direcionadas aos cursos de Empreendedorismo. Já a Uni Saber Mais vai ministrar os cursos da área industrial, disponibilizando 240 vagas gratuitas.

“Nós estamos gerando essa oportunidade com a Semtepi, para mostrar o empreendedorismo não só como necessidade, mas como futuro. Empreender é o caminho”, declarou Yanca Linhares, representante da Marinho Comércio Exterior.

Inscrições

O secretário da Semtepi, Marco Pessoa, explicou que os interessados em efetivar a inscrição devem comparecer à Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, 82, Centro, nos dias 14 e 15/8, quarta e quinta-feira, respectivamente, de 8h às 12h, com a ficha técnica de inscrição e a declaração de renda (disponíveis no edital) e o currículo atualizado.

“Graças a essas parcerias podemos ofertar vagas de cursos não só na área de empreendedorismo, como agora na área da indústria. Quem quiser participar basta entrar no nosso site, baixar o edital, ler o regulamento, escolher o curso desejado e fazer sua inscrição, a partir desta quarta-feira. É tudo gratuito”, explicou Pessoa.

O público-alvo dos cursos da área industrial são os trabalhadores a partir de 18 anos, com ensino médio completo e que estejam cadastrados no Sine Manaus. Para os cursos de empreendedorismo, um dos pré-requisitos é ser empreendedor, potencial empreendedor ou microempreendedor individual a partir de 18 anos.

O candidato poderá optar por mais de um curso dentro da área de empreendedorismo. Já na área industrial, a inscrição é para apenas um curso. É importante ressaltar também que a inscrição não garante a vaga e poderá ser encerrada, caso a quantidade de inscritos em um dos cursos passe do dobro de vagas disponíveis.

A divulgação do resultado será feita na próxima sexta-feira, 16, a partir das 17h, no site da Semtepi (https://semtepi.manaus.am.gov.br/). Os selecionados deverão levar documentação solicitada no edital: RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade (original e cópia), no primeiro dia de aula do curso em que foram selecionados 

Cursos e período de realização

EIXO INDÚSTRIA

TBO – Treinamento Básico Operacional (Turma I) – 40 vagas

Período de realização – 19 a 23/8, das 8h às 12h

Local – Galeria dos Remédios

TBO – Treinamento Básico Operacional (Turma II) – 40 vagas

Período de realização – 9 a 13/9, das 8h às 12h

Local – Galeria dos Remédios

Leitura de Componentes – 40 vagas

Período de realização – 26 a 30/8, das 8h às 12h

Local – Galeria dos Remédios

Metrologia Básica e Matemática Básica (Turma I) – 40 vagas

Período de realização – 9 a 13/9, das 8h às 12h

Local – Galeria dos Remédios

Metrologia Básica e Matemática Básica (Turma II) – 40 vagas

Período de realização – 23 a 27/9, das 8h às 12h

Local – Galeria dos Remédios

Logística – 40 vagas

Período de realização – 30/9 a 4/10, das 8h às 12h

Local – Galeria dos Remédios

 

EIXO EMPREENDEDORISMO

Como desenvolver as Soft Skills e Hard Skills – 40 vagas

Período de realização – 26 e 27/8, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Oficina de Brainwriting – 40 vagas

Período de realização – 28 e 29/8, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Cultura Maker – 40 vagas

Período de realização – 16 e 17/9, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Design Thinking – 40 vagas

Período de realização – 23 e 24/9, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Pitch de Sucesso – 40 vagas

Período de realização – 1 e 2/10, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Modelo de Negócio – 40 vagas

Período de realização – 7 e 8/10, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Formação de Times – 40 vagas

Período de realização – 27 e 28/11, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Resolução de Problemas – 40 vagas

Período de realização – 4 e 5/11, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Elaboração de Projetos – 40 vagas

Período de realização – 18 e 19/11, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Metodologias Ágeis – 40 vagas

Período de realização – 25 e 26/11, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou

Como desenvolver o perfil empreendedor – 40 vagas

Período de realização – 3 e 4/12, das 14h às 18h

Local – Sine Shopping Phelippe Daou