Domingo - Manaus - 8 de dezembro de 2019 - 02:37

MANAUS-AM

Prefeitura de Manaus disponibiliza 160 vagas para duas turmas de Cuidador Comunitário

As aulas serão oferecidas do dia 29 até o dia 31/7. 

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 19 de julho - 16:35

Para participar é necessário ter idade acima de 18 anos. 

Foto: Divulgação

Mais 160 vagas de Cuidador Comunitário estão sendo oferecidas pela Prefeitura de Manaus a partir do dia 29 até o dia 31/7, para capacitar os interessados nos cuidados com o idoso. Serão duas turmas e as comunidades a serem atendidas são a Paróquia São Pedro Apóstolo, na rua Coronel Ferreira de Araújo, nº 140, no bairro Petrópolis, zona Sul, durante a manhã, e na Associação das Donas de Casa (ADC), localizada na rua Dona Mimi, no bairro Morro da Liberdade, também na zona Sul, durante a tarde.  

A capacitação está sendo realizada pela Fundação Doutor Thomas (FDT) e Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

As inscrições acontecerão nos locais onde o curso será realizado, nos horários das 9h às 16h, ou até o preenchimento das 80 vagas disponibilizadas para cada comunidade. Os interessados devem apresentar RG, CPF, uma foto 3×4 (original e xerox), e  o comprovante de residência, para confirmar que é morador da comunidade. Para participar é necessário ter idade acima de 18 anos. 

“Cerca de 1.770 pessoas já foram capacitadas por meio do curso de Cuidador Comunitário. A Fundação Doutor Thomas, como responsável por coordenar e avaliar a execução da Política Municipal do Idoso, se alegra em receber essa demanda da população. Nosso propósito é assegurar aos idosos a promoção de sua autonomia, integração e participação afetiva na sociedade.      Quanto mais pessoas forem alcançadas com a capacitação, mais estaremos cumprindo nosso propósito", declarou a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho.

Durante o curso, a comunidade aprende sobre medidas de prevenção, alimentação, higiene pessoal e outros temas relacionados ao cuidado com o idoso. As aulas acontecerão nas terças e quintas-feiras, com a carga horária de 21 horas e a entrega de certificado ao fim do curso, que terá início dia 6/8 e encerramento dia 27/8.

"Atendendo a uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, no que diz respeito às ofertas de qualificação para a cidade, a Espi/Semad, em parceria com a FDT, vai oferecer, até o final do ano, um total de 12 turmas do Cuidador Comunitário", afirmou o secretário da Semad, Lucas Bandiera.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 99296-3026 (Paróquia São Pedro) / 99161-2111 (Associação das Donas de Casa) e 3215-6007 (Nepem).