Sábado - Manaus - 20 de julho de 2019 - 09:50

MANAUS-AM

Programa ‘Requalifica’ vai recapear mais de três quilômetros no bairro Lírio do Vale

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e tiveram início pela rua Jequié, que está recebendo nova pavimentação ao longo de seu 1,2 quilômetro de extensão.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 14 de junho - 16:12

As obras de requalificação viária da cidade iniciam com a etapa de fresagem, que é a retirada do asfalto desgastado pelo uso

Foto: Divulgação

Com 13,5 quilômetros de vias recuperadas na cidade, o "Programa de Requalificação Viária de Manaus – Requalifica”, da Prefeitura de Manaus, chegou nesta semana ao bairro Lírio do Vale, na zona Oeste, para atender aproximadamente 3,2 quilômetros de malha viária do local. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e tiveram início pela rua Jequié, que está recebendo nova pavimentação ao longo de seu 1,2 quilômetro de extensão.

As obras de requalificação viária da cidade iniciam com a etapa de fresagem, que é a retirada do asfalto desgastado pelo uso. A segunda fase é a aplicação do binder, um cimento asfáltico mais grosso que serve como base para, posteriormente, ser aplicado o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), com cerca de cinco centímetros, essa é a última etapa e que garante uma maior qualidade e durabilidade da via.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar, cerca de 4,8 toneladas de asfalto devem ser utilizadas no bairro durante a ação, priorizando as vias utilizadas como rota de ônibus e com maior tráfego de veículos. "Esse é um serviço que trabalha desde a base da via, para que ela tenha maior durabilidade e atenda às necessidades do tráfego local. Só aqui na zona Oeste, a previsão é de que 23,4 quilômetros de malha viária sejam recuperados pela Prefeitura de Manaus. Sem dúvida, é uma obra que muda a vida de quem vive aqui, por isso o prefeito Arthur Virgílio Neto está avançando com recapeamentos em todas as zonas da cidade", explicou. 

Moradora do bairro há 20 anos, a comerciante Margarita Medeiros, 63, afirmou estar aliviada com a chegada das equipes de obras. "Vai melhorar muito o transporte particular e também para quem usa o transporte público. Nesse tempo todo que moro aqui, nunca vi uma obra como essa", contou. A obra de revitalização asfáltica prossegue no bairro com a recuperação das ruas D, F, G, 11, dentre outras.

Em outra frente, ainda na zona Oeste, no bairro Dom Pedro, as equipes trabalham na rua Acácias com recapeamento completo. A localidade também recebeu melhorias nas vias José Bonifácio, Madre Joana Angélica e Pedro Teixeira, todas com retirada de asfalto e aplicação de nova camada. A lista com o nome de todas as ruas que serão contempladas na ação pode ser consultada no site http://seminf.manaus.am.gov.br/, no banner do “Requalifica”. 

O programa 

A primeira fase do “Requalifica” foi planejada pela Seminf e dividida em quatro lotes, contemplando as zonas Oeste e Centro-Oeste (lote 1), com 50 vias mapeadas para receber os serviços; Norte (lote 2), com 54 vias; Leste (lote 3), com outras 38 vias identificadas; e Sul e Centro-Sul, com 26 vias.