Segunda-feira - Manaus - 18 de novembro de 2019 - 05:11

MANAUS-AM

Projetos que estimulam educação, cultura e bem estar social são lançados pela Águas de Manaus

Ações gratuitas para a população vão proporcionar oportunidades voltadas para o empreendedorismo, lazer, esporte, cultura, educação e capacitação profissional. 

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 11 de outubro - 15:10

O “Circuito Águas de Manaus” terá programação especial no Dia das Crianças.

Foto: Divulgação

Incentivo à cultura, educação e inclusão social. Estes são os objetivos do “Circuito Águas de Manaus”, novo projeto da concessionária de água e esgoto da capital. A empresa promoverá uma série de ações gratuitas para a população, que vão proporcionar oportunidades voltadas para o empreendedorismo, lazer, esporte, cultura, educação e capacitação profissional. 

Segundo o gerente de responsabilidade social da Águas de Manaus, Semy Ferraz, o “Circuito Águas” busca incentivar boas práticas e reforça o compromisso social da empresa com a cidade. “Esta será mais uma iniciativa da Águas de Manaus para incentivar a geração de renda, a qualidade de vida e a saúde em nossa cidade. A concessionária está sempre atenta às demandas sociais. O objetivo é sempre melhorar o nosso relacionamento e promover uma maior integração com a sociedade manauara”, destacou. 

Cursos Gratuitos 

A capacitação profissional também dará o tom no Circuito, com os projetos “Água na Boca” e “Mãos e Obras”. Ambos estão com inscrições abertas. 

O Água na Boca oferecerá cursos de culinária gratuitos para moradores da cidade que já possuam o hábito de cozinhar, mesmo que informalmente. A chef Débora Shornik topou o desafio e vai compartilhar seus conhecimentos com as moradoras selecionadas. Morando no Amazonas desde 2012, Débora comanda os restaurantes Caxiri em Manaus e São Paulo e Flor do Luar (Novo Airão) e trabalhou, por muitos anos, com a argentina Paola Carosella, jurada do programa de culinária Masterchef. A iniciativa também contará com a parceria do Senai, Sesi e Associação Zagaia. Após formatura nos cursos, haverá ainda inserção dos participantes no “Rota do Sabor”, um circuito culinário com os pratos feitos pelas comunitárias. 

Para participar do Água na Boca, basta enviar um vídeo de até um minuto para o WhatsApp (92) 98415-7006, junto com seu nome completo, bairro, e-mail e telefone, contando o porquê você merece participar do projeto. As inscrições vão até dia 15 de outubro (terça-feira).

Outro projeto que também destaca a capacitação é o “Mãos e Obras”, que ofertará cursos de bombeiro hidráulico para moradores de diversas comunidades da capital. O público feminino terá prioridade neste projeto. O Mãos e Obras também está sendo desenvolvido em parceria com o Senai e Senac, com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico e incentivar o empreendedorismo entre os participantes.

Para se inscrever no Mãos e Obras, a pessoa deve enviar um vídeo de até um minuto com o seu nome completo, bairro e idade, contando porque você merece ser selecionado para o WhatsApp (92) 98415-6954.

Pacote de ações

Outros projetos paralelos estão sendo desenvolvidos por meio do “Circuito Águas de Manaus” e devem acontecer nos próximos meses.  

Neste sábado, dia 12 de outubro, a concessionária oferecerá uma sessão de cinema gratuita para 50 crianças moradoras do bairro do Aleixo, onde a sede administrativa da concessionária está localizada. A sessão ocorrerá em comemoração ao Dia das Crianças, a partir de 9h, no auditório da sede. O filme escolhido para ser exibido é “Turma da Mônica: Laços”. Ao menos uma vez por mês, serão promovidos cinema e teatro infantil no local. 

Com o objetivo de revitalizar espaços da concessionária e trazer mais arte para a cidade, alguns reservatórios da Águas de Manaus serão transformados em espaços de uso coletivo. O primeiro reservatório a receber a intervenção artística será o da Ponta Negra, localizado na avenida Coronel Teixeira. O renomado artista Raiz Campos vai pintar a parte externa do local, utilizando técnicas de grafite inspiradas na cultura local. Jovens da cidade também vão participar da produção do grafite.   

O Circuito Águas de Manaus também terá ações esportivas. A primeira delas é o “Aulão de ritmos”. A concessionária vai montar toda estrutura necessária no estacionamento da sede administrativa e disponibilizar instrutores para a população praticar a atividade física. As aulas serão gratuitas e devem ocorrer pelo menos duas vezes ao mês, no período noturno, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos praticantes. 

O Circuito Águas ainda terá o projeto “Identidades”, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário do Norte (Uninorte), em que alunos do Curso de Design criam marcas para os bairros da cidade. A concessionária fez recentemente, um piloto do projeto no bairro Educandos, na zona Sul. Após aprovada pelos moradores, a marca é disponibilizada para os comunitários produzirem brindes como camisetas, bonés e etc, proporcionando uma alternativa de renda para a comunidade.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, o Circuito Águas de Manaus reforça o compromisso da empresa em ter uma boa relação com a cidade. “Um de nossos pilares é o bom relacionamento com a população. Isso tem ajudado a melhorar o nosso serviço diariamente, seja através dos nossos programas como o Vem com a Gente e o Afluentes. Com o Circuito, nós vamos ampliar essa parceria com a cidade, promovendo ações e projetos educacionais, culturais e capacitações profissionais”, descreveu o diretor-presidente. 

A programação e todas as ações do Circuito Águas serão publicadas nas redes sociais da concessionária: facebook.com/aguasdemanaus e @aguasdemanaus no Instagram.