Segunda-feira - Manaus - 18 de janeiro de 2021 - 01:23
O Cartão SUS é um documento que permite que todo o histórico de um paciente na rede pública de saúde seja unificado.
REDAÇÃO TODA HORA
Luiggi Bacelar
Apesar de não existir uma data oficial para a vacinação contra a covid-19, a população deve ficar atenta aos documentos necessários para que o período de vacinação seja o mais organizado possível, entre eles o Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS.
O Cartão SUS é um documento que permite que todo o histórico de um paciente na rede pública de saúde seja unificado. Para emiti-lo, basta ir à unidade de saúde mais próxima ou à secretaria de saúde municipal, portando RG, CPF, Certidão de Nascimento ou casamento, PIS/PASEP, caso tenha e comprovante de residência. O cartão fica pronto no mesmo dia e o cidadão já pode levar para casa.
Segunda via do Cartão SUS
Em caso de perda da primeira via, é possível emitir uma segunda em qualquer unidade de saúde do país, levando os mesmos documentos anteriormente citados.
A segunda via também é possível de ser emitida através do SUS Online, seguindo os próximos passos:
1- Acessar o portal ou o aplicativo Conecte SUS;
2- Caso o usuário não tenha conta, basta criar uma e fazer login;
3- O número do Cartão SUS do cidadão será exibido na frente das letras "CNS", que é a sigla para Carteira Nacional de Saúde.
Importância da documentação
Segundo o Ministério da Saúde, a rigor, ninguém deixará de receber a vacina por não apresentar documentos ou estar com o nome fora da base de dados do governo. Basta o cidadão comprovar que faz parte do grupo prioritário referente à data da vacinação. No entanto, a pasta terá mais agilidade para atuar durante a campanha de vacinação.