Terça-feira - Manaus - 1 de dezembro de 2020 - 07:09

MUNDO

Túnel escavado para roubar milhões de dólares é descoberto no México

A passagem foi construída para acessar o cofre da empresa de segurança SEPSA, que, segundo a mídia local, teria o equivalente a cerca de 30 milhões de dólares.

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 19 de novembro - 16:14

O túnel foi utilizado para tentar chegar à empresa no domingo, mas o alarme disparou e os ladrões fugiram de mãos vazias. 

Foto: Divulgação

Um túnel de cerca de 135 metros de comprimento, 1,70 m de altura e 1,40 de largura foi descoberto na cidade mexicana de Celaya, informou a promotoria local nesta quinta-feira(19). 

A passagem foi construída para acessar o cofre da empresa de segurança SEPSA, que, segundo a mídia local, teria o equivalente a cerca de 30 milhões de dólares.

De acordo com as autoridades, o túnel foi utilizado para tentar chegar à empresa no domingo, mas o alarme disparou e os ladrões fugiram de mãos vazias. 

A construção dessas passagens clandestinas é comum entre gangues criminosas no México, especialmente na fronteira com os Estados Unidos, onde são utilizadas para o tráfico de drogas e de migrantes. 

Em julho de 2015, Joaquín "El chapo" Guzmán, ex-chefe do cartel de Sinaloa, protagonizou uma fuga espetacular ao deixar uma prisão de segurança máxima por um túnel que conectava o chuveiro de sua cela a uma casa localizada a mais de um quilômetro de distância.  

Nas redes sociais, a descoberta do túnel em Guanajuato foi comparada com a série espanhola "La casa de papel" e as aventuras de um grupo de ladrões que consegue roubar uma fortuna de um banco.