Sexta-feira - Manaus - 18 de setembro de 2020 - 22:30

MANAUS-AM

Temporal com rajadas de ventos de 68,4 km/h causa estragos em várias áreas de Manaus

Fortes rajadas de ventos derrubaram galhos, árvores e provocaram destelhamento em imóveis na capital.

ADNEISON SEVERIANO

Publicado em 15 de setembro - 14:58

Por volta 13h40, o vento forte derrubou duas árvores estavam secas na pista da Avenida das Torres

Foto: Divulgação

Um temporal causou estragos em várias áreas de Manaus, na tarde desta terça-feira, 15/9. Fortes rajadas de ventos derrubaram galhos, árvores e provocaram destelhamento em imóveis na capital. Rajadas de ventos atingiram velocidade de 68,4 km/h. Essa velocidade foi registrada às 13h50, no aeroporto Eduardo Gomes, pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

Por volta 13h40, o vento forte derrubou duas árvores secas na pista da Avenida das Torres. As árvores tombaram e obstruíram parte da pista no sentido Centro/Bairro, nas proximidades da loja Pemaza.

A Central de Emergência da Defesa Civil de Manaus registrou cinco ocorrências, sendo um tombamento de árvore, conjunto Beija Flor; e três destelhamentos, no conjunto Shangrilá, no bairro União e na Comunidade Jesus Me Deu. Um desabamento de muro aconteceu no bairro da Paz. Porém, moradores várias zonas da capital relataram outros danos após o temporal.

Uma árvore tombou na rua Presidente Café Filho, no Parque das Laranjeiras, no bairro de Flores, na Zona Centro-Sul. As raízes da árvore que tombou deixaram um carro de passeio inclinado na calçada.

O bairro Parque Dez, também localizado na Zona Centro-Sul da cidade, foi um dos pontos mais afetados. Um poste e uma árvore caíram durante o temporal. Um restaurante foi destelhado pelos ventos fortes e a chuva. O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 15h20, para um caso de queda de árvore, na Rua dos japoneses Shangrilá 4, Parque 10.

Havia previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com ventos fracos, de acordo com previsão do tempo para Manaus nesta quarta-feira feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O INMET tinha nenhum alerta de perigo para Manaus.