Domingo - Manaus - 5 de julho de 2020 - 15:51

MANAUS-AM

Terceiro ciclo de retomadas das atividades começa na segunda-feira

A reabertura dos parques públicos, aparelhos urbanos e visitas a atrações turísticas também serão liberados em Manaus, mas seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias

ADNEISON SEVERIANO

Publicado em 26 de junho - 13:39

Locais devem seguir os protocolos de prevenção

Foto: Divulgação/Semcom

O 3º ciclo da retomada gradual das atividades não essenciais em Manaus durante pandemia de coronavírus começa na próxima segunda-feira, 29/6. No grupo de estabelecimentos poderão voltar funcionar estão os que oferecem serviços de estética e entretenimento, dentre eles salões de beleza, academias de ginástica, bares e parques e aparelhos urbanos públicos.

Desde dia 1º de junho o governo do Amazonas iniciou os ciclos de reabertura e dois deles já entraram em vigor. No 3º ciclo, em adição às atividades em funcionamento, podem retomar as atividades: lojas de artesanatos e souvenires; cabeleireiros, barbearias e outras atividades de tratamento de estética e beleza; comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes; academias e similares; comércio varejista de artigos de caça, pesca e camping; comércio de objetos de arte; comércio de fogos de artifício e artigos pirotécnicos; comércio varejista de armas e munições; stands de vendas de imobiliárias; reabertura dos parques públicos, aparelhos urbanos e visitas a atrações turísticas.

Segundo o governo do Amazonas, a definição dos ciclos para retomada de atividades não essenciais considerou critérios como número de trabalhadores e clientes/cidadãos em circulação; nível de aglomeração de pessoas; vulnerabilidade do segmento perante à crise econômica; e impactos na cadeia produtiva e na arrecadação. 

Mesmo com flexibilização do isolamento social, os estabelecimentos devem seguir os protocolos padrão para setores público e privado.

O quarto ciclo está previsto para o dia 6 de julho, mas ainda não há previsão para liberação de funcionamento de bares, casas de show e eventos.

Mais 67 mil casos

O Amazonas diagnosticou mais 503 casos da covid-19 nessa quinta-feira, 25/06, sendo dois casos confirmados por exame de biologia molecular RT-PCR que detecta casos novos que estão entre o terceiro e o sexto dia de sintomas da doença, e 501 por testes rápidos, com data de sintomas entre oito a 60 dias, totalizando 67.267 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico consolidado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

O boletim informa ainda que foram confirmados mais 21 óbitos pela doença, dos quais dez ocorridos nas últimas 24 horas e 11 que tiveram confirmação diagnóstica, elevando para 2.731 o total de mortes. Ao todo, 54.604 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.

MEDIDAS OBRIGATÓRIAS:

• Manter, preferencialmente, 1,5 m de distância entre todas as pessoas, ou utilizar barreira física (protetor facial, divisória etc.)

• Privilegiar o Home Office, sempre que possível

• Manter o pessoal do grupo de risco em casa até o fim de junho

• Limitar o número de pessoas nos ambientes para evitar aglomeração

• Reorganizar os espaços de trabalho

• Manter filas controladas por marcação, para garantir espaçamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas

• Usar máscaras obrigatoriamente

• Promover a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool gel 70%

• Disponibilizar em maior quantidade estações de lavagem de mãos e o álcool gel 70%

• Fornecer os equipamentos necessários para a proteção (protetor facial, máscaras, luvas, etc.)

• Implementar lavagem de mãos/desinfecção fora do ambiente, obrigatório para a entrada no estabelecimento

• Manter o ambiente ventilado

• Reforçar a limpeza e a desinfecção dos sanitários e limitar o número de acessos simultâneos

• Manter o ambiente limpo e remover o lixo de maneira segura 3 vezes ao dia

• Promover a limpeza especial e desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, máquinas de pagamentos, teclados, maçanetas, botões, etc.)

• Fazer a limpeza frequente dos aparelhos de ar condicionado