Domingo - Manaus - 24 de janeiro de 2021 - 21:35

MANAUS-AM

Venezuelana denuncia padre em Manaus por estupro

A mulher disse que foi persuadida pelo padre a manter relações sexuais com ele, sob a alegação de que seria curada de um câncer

REDAÇÃO TODA HORA

Publicado em 9 de julho

Mensagens, e-mail estão sendo analisados pela polícia

Carla Albuquerque - Da Redação

O padre Hércules Antônio de Lima, 60, foi denunciado à Polícia Civil (PC) por suspeita de estupro. De acordo com a delegada do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP) Déborah Barreiros, a denúncia foi feita por uma venezuelana de 29 anos, que afirmar ter sido estuprada pelo religioso.  
 
A delegada informou que a mulher registrou na última quarta-feira 3/7, um Boletim de Ocorrência (BO) informando que foi persuadida pelo padre, entre os meses de maio e junho deste ano, a manter relações sexuais com ele, sob a alegação de que seria curada de um câncer. 
 
Conforme a delegada, nesta segunda-feira, 8/7, o padre prestou depoimento no 5º DIP e confirmou ter mantido relações sexuais com a venezuelana. Mas à polícia, ele afirmou que foi tudo de forma consensual. Os encontros ocorreram na casa do religioso.
 
“De acordo com o depoimento dele, a partir do momento em que ela começou a pedir dinheiro para ele, ele dava eventualmente, e a partir do momento que ele não quis mais dar dinheiro, ela ameaçou expô-lo pelo fato de ele ser padre”, informou a delegada.
 
A delegada informou que já requisitou exame de corpo de delito e de conjunção carnal. Além disso, segundo ela, vários outros meios como envio de mensagens, e-mail estão sendo analisados pela polícia.
 
Esclarecimentos
 
Em nota, o Comando Militar de Área esclarece que o padre Hércules Antônio de Lima é Tenente-Coronel da reserva.  Ele está ligado ao Ordinário Militar, mas sem autorização para o Exercício das funções Sacerdotais em âmbito Militar. Suas atividades sacerdotais no momento presente, estão vinculadas à Arquidiocese de Manaus.
 
Vale ressaltar que o Exército Brasileiro não compactua com qualquer tipo de ação delituosa cometida por seus integrantes, sejam estes da ativa ou da reserva e aguarda o esclarecimento dos fatos pelas autoridades competentes.
 
A Pastoral da Comunicação (Pascom) informou que o padre atuou junto a Arquidiocese de Manaus, porém diante da denúncia, a autorização concedida ao religioso foi suspensa.